Manual de Formulação de Casos em Psicoterapia

Autor: Tracy D. Eells.

Metodologicamente, o livro é descrito como um guia sequencial e orientado para a ação. Ele desdobra-se em etapas implementáveis, conduzindo o leitor desde os benefícios epistemológicos da formulação de casos, passando pela tomada de decisão clínica, até os componentes específicos do modelo.

O texto é enriquecido com casos clínicos extensivos que demonstram a aplicação do framework para além da formulação inicial, ilustrando como a conceituação dinâmica do caso direciona e remodela iterativamente todo o curso da terapia, incluindo o planejamento e a seleção de intervenções.

Finalmente, Eells aborda com sofisticação crítica o complexo relacionamento entre diagnóstico nosológico (DSM/ICD) e formulação de caso.

A obra explora as limitações intrínsecas dos sistemas diagnósticos categóricos, seus impactos sociais (e.g., estigmatização) e, simultaneamente, reconhece sua contribuição única para a prática clínica.

O modelo proposto não descarta o diagnóstico, mas sim o contextualiza como uma peça—insuficiente por si só—dentro de uma conceituação idiográfica muito mais ampla e significativa.

Em suma, o manual de Eells consolida-se como uma ferramenta indispensável para a formação de terapeutas, equipando-os com um sistema robusto, baseado em evidências e culturalmente sensível para traduzir a complexidade de um cliente individual em um plano de tratamento coerente, individualizado e eticamente fundamentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *